segunda-feira, 21 de abril de 2008

Jornalismo móvel em discussão em Miami


Estarei participando, no dia 2 de maio, em Miami, Flórida, do painel New media: cellphone, You Tube, Bloggers, and the Internet, ao lado de Terry McCoy da Universidade da Flórida, Carlos dada do Elfaro.Net e Marcela Sánchez do Washington Post. Este painel faz parte do 26th Annual Journalists and Editors Workshop on Latin America and the Caribbean da Universidade Internacional da Flórida. (veja programação). Alguns dos projetos a serem apresentados por mim serão o Notícia Celular da TV Jornal de Pernambuco (foto acima) que utiliza celulares de terceira geração como plataforma de produção; a estréia da Band com tecnologias 3G no jornalismo em tempo real; e o RJ-Móvel da Rede Globo do Rio. Leia mais abaixo:


"O professor e jornalista Fernando Firmino da Silva, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e doutorando na Universidade Federal da Bahia - UFBA, participará do "26º Workshop Anual de Editores e Jornalistas da América Latina e Caribe" (26th Annual Journalists and Editors Workshop on Latin America and the Caribbean, que será realizado no dia 2 de maio, no Biscayne Bay Marriott Hotel, em Miami, nos Estados Unidos.


Fernando Firmino foi convidado pelo Centro Caribenho e Latino Americano da Universidade Internacional da Flórida para participar do painel "New Media: Cellphones and You tube, Bloggers, Internet", que será composto por Carlos Dada, do Elfaro.Net, Marcela Sánchez, do Washington Post e Fernando Firmino da Silva, da Universidade Federal da Bahia - UFBA e da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Firmino apresentará experiências com tecnologias móveis e estratégias de coberturas nos conglomerados de mídia brasileiros com destaque para o projeto "Notícia Celular" da TV Jornal e a cobertura em tempo real do JC Online em eventos como o carnaval, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, de Pernambuco. O Notícia Celular foi a primeira iniciativa brasileira com o uso de 3G na produção jornalística de um canal de tv. A diretora de Jornalismo da TV Jornal, Beatriz Ivo (foto), afirma que o projeto será ampliado para os outros veículos do Sistema: "A próxima fase do Notícia Celular prevê que todos os repórteres dos cinco veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação produzam conteúdo jornalístico usando as vantagens da mobilidade do celular. A intenção é que além das equipes da TV Jornal, os profissionais do Jornal do Commercio, do JC On Line e das rádios Jornal e CBN participem do projeto".

Aproximadamente 75 jornalistas, editores e acadêmicos especializados na área participarão do evento nos Estados Unidos, cujo tema principal será "Reportagem na América Latina". Na conferência, o professor Fernando apresentará alguns casos de conglomerados de comunicação que usam celulares, blogs, internet e outros dispositivos móveis nas suas coberturas e estratégias jornalísticas (programação do evento).

Pós-Graduação

O uso de tecnologias móveis digitais na produção jornalística é tema da tese de doutorado que o professor Fernando está desenvolvendo na sua Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).No próximo ano, o professor, que também é pesquisador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas em Cibercultura/Ciberpesquisa, lançará um livro, abordando o tema "Jornalismo e Mobilidade", onde ele analisa, do ponto de vista técnico, histórico e teórico, o uso de tecnologias portáteis como celulares, gravadores e câmeras digitais como plataformas para a produção jornalística diretamente do local do evento."

Fonte: Assessoria da UEPB

3 comentários:

Jorge Dantas disse...

Fernando, parabéns.

Nós aqui na terrinha nos sentimos orgulhosos. Com certeza vou levar este teu exemplo de sucesso e empenho para os alunos.

Um abraço!

Jorge Dantas

Unknown disse...

Agora que o mundo te descobriu...

Vai longe esse professor.

Anônimo disse...

Queria tanto ouvir você nessa palestra fer... Mas depois quero muito desse material p minha pesquisa ta? Não esquece! Acompanho sempre seu blog... está me sendo muito útil =)
Abraços Manu