sábado, 19 de abril de 2008

Padrão Mobi para dispositivos portáteis

O Globo.Mobi, o acesso móvel ao Globo Online, lançou um serviço muito interessante esta semana para quem está sempre viajando ou esperando vôo de parentes, amigos, etc. O serviço "Consulta de vôos" onde o usuário pode visualizar todos os vôos em tempo real (sincronizado com o sistema da Infraero) de todos os aeroportos brasileiros. O Globo.Mobi é um dos melhores sites móveis da internet brasileira. Como já relatei em post anterior o formato mobi realmente é mais adequado para o uso em celular e smartphones porque diminui consideravelmente o consumo no tráfego de dados e oferece uma visualização mais confortável nas pequenas telas. "Diferentemente de outros sites que ofereciam apenas algumas notícias em formato apropriado para dispositivos móveis, o Globo.Mobi apresenta uma experiência quase similar ao da navegação na internet normal, com a diferença de que o peso em kilobytes para acessar uma página é 100 vezes mais leve." Eu sempre acesso no smartphone o Globo.Mobi e tem sido uma experiência agradável superando o formato wap.

Nesta semana (dia 15/04) o Jornalistas da Web, do Mário Cavalcanti, também lançou sua versão do JW Móvel em padrão mobi através do http://jornalistasdaweb.mobi para acesso em celulares e smartphones (leia mais). É uma iniciativa importante vindo de um site que vem tratando do tema "mobilidade" e "jornalismo digital" desde 2000 e testando diversas ferramentas web como podcast, rss, facebook, videocast. Penso que os demais portais como Estadão, Folha Online deverão logo, logo seguir esta tendência, principalmente se levar em consideração o crescimento do uso de celulares no país que já ultrapassa os 120 milhões. Este ano está sendo decisivo para a internet móvel. Com a introdução da tecnologia de terceira geração (3G) no mercado brasileiro muitos projetos dos grupos de comunicação devem ocorrer neste entorno tanto do ponto de vista de produção em mobilidade quanto do de difusão de notícias para celulares (textos, áudio, vídeo,imagem, etc).

Estamos acompanhando estes movimentos.


Um comentário:

Anônimo disse...

Massa! Eu tinha ouvido falar do formato .mobi muito por alto. E aqui no JC OnLine, produzimos em parceria com uma empresa de mobilidade da Espanha o JC Mobile todo em WAP. No inicio achei que isso era legal, mas tinha minhas ressalvas diante da variedade de navegadores de cada plataforma movel. Agora tenho certeza que o formato WAP vai ser facilmente substituido. Já acreditava nisso devido ao avanço dos dispositivos móvies e de seus browsers. Ao que me parece o MOBI renderiza as páginas fielmente como na web. Andei fuçando a codificação e é muito simples. Muito bom esse post.... abriu minha mente. Estou pensando em propor algumas mudanças no projeto do JC Mobile.... quem sabe migramos do WAP para MOBI. eheheh